O Brasão de Fraiburgo foi elaborado em Paris, em 1964, pelo artista heráldico Robert Louis sob encomenda de Albert Mahler, empresário francês e emigrante, sócio dos Irmãos Frey em vinícola local, e que se estabeleceu em Fraiburgo nos primórdios da criação do município.
O brasão consiste de um emblema central dividido horizontalmente em duas partes. Na parte superior, duas toras cruzadas nas quais há dois machados cravados simbolizando a extração da madeira pelos irmãos Frey, atividade que deu origem ao Município. A parte inferior ostenta a roda e a espada da Santa Catarina, padroeira do Estado. As flores que ladeiam a roda representam as matas de Fraiburgo.
Sobre o emblema está uma fortificação – o Burgo – povoação protegida ou fortificada, encimada por nove estrelas, significando liberdade – assim como FREI que dizer LIVRE.

As cegonhas que ladeiam o emblema lembram a Alsácia, país de origem dos irmãos fundadores do município. Em baixo, há uma faixa com a inscrição Fraiburgo, e uma roda dentada, simbolizando as indústrias atraídas para o município. A roda é ladeada por ramos de videiras, lembrando uma das novas riquezas da região.
Posteriormente, o primitivo brasão foi ligeiramente alterado. Desapareceram as estrelas; e surgiram as maçãs em seu lado direito, substituindo os cachos de uvas. A incipiente cultura de videiras estava sendo suplantada pelo plantio de grandes pomares de macieiras. Também os dizeres da faixa foram tocados pelo registro do nome e da data de fundação do município.
A fortificação superior, com as janelas abertas para constante observação, mostra que o “burgo” (povoação protegida) é vigilante e livre, como o significa o termo “frey” na língua alemã.
As toras sobrepostas representam as madeireiras dos primórdios de sua colonização. Os trevos lembram a vegetação primitiva da região e o reflorestamento no município, como as maçãs ostentam sua maior riqueza agrícola.
As cegonhas recordam a Alsácia, origem européia da família Frey. Naquela região, as cegonhas costumam fazer seus ninhos nas chaminés de telhados das casas, por isso é considerada ave de bom agouro. A roda e a espada significam o martírio de Santa Catarina. Esse símbolo é para lembrar que a cidade de Fraiburgo se localiza no estado de Santa Catarina. A roda dentada inferior representa as indústrias atraídas para o município, e que impulsionam sua vida econômica.